quarta-feira, 8 de agosto de 2007

PAI NÃO É VISITA: Ato público na semana do dia dos pais

No dia 10 de agosto, às 8 horas da manhã, o Instituto Papai em parceria com o Núcleo de Pesquisas em Gêneroe Masculinidades, realiza ato público para exigir do Poder Público o cumprimento da Lei 11.108, que assegura a presença de um(a) acompanhante junto à mulher no pré-natal, parto e pós-parto imediato.

O Instituto Papai, desde sua fundação, desenvolve açõesvoltadas à reflexão sobre a participação masculina nocuidado infantil. Uma dessas ações acontece na semanado dia dos pais, período durante o qual, buscamos realizar atividades de comunicação visando à reflexão crítica sobre o tema.

Em 2006, o indtituto divulgou em diferentes espaços a Lei Federal Nº 11.108. Sabemos que há muita resistência dos profissionais de saúde em cumprir esta lei. A resistência é ainda maior no caso do acompanhante ser o pai. Neste sentido, a partir do slogan PAI NÃO É VISITA!, foi realizado no ano passado, um grande ato público e todasas maternidades de nossa cidade foram visitadas. O objetivo foidivulgar a lei junto à população em geral, mas especialmente junto aos profissionais e gestores em saúde.

Este ano, o objetivo do PAPAI é discutir como tem sido implementada esta lei. A iniciativa visa, portanto, exigir dos Governos Municipal, Estadual e Federal o compromisso de gerar condições estruturais nas maternidades para que este direito seja respeitado.

Para sustentar esta ação, este ano, numa ação estruturada de controle social, fizemos uma “pesquisa diagnóstico”, visitando novamente todas as maternidades, onde foram levantadas informações sobre comoos hospitais têm se estruturado para garantir este direito. Essas informações serão divulgadas durante asemana que antecede o ato em coletiva de imprensa. Nesta coletiva o instituto apresentará também sugestões decomo estes hospitais podem se adaptar para garantir odireito das mulheres e homens em contexto de gestação.


Mais informações...

Nenhum comentário: