domingo, 5 de agosto de 2007

Diário do FSNE: chuva fina não tira a militância da rua

Saudações altermundistas,

Falo diretamente da sala de imprensa do II Fórum Social Nordestino, que teve início ontem, aqui em Salvador. Finalmente encontrei a sala de imprensa que fica na Universidade Federal da Bahia, local onde acontecem a maior parte das oficinas e seminários do FSNE. Daqui, ou de onde quer que eu esteja, procurarei passar alguns informes sobre o que se passa nesse processo.

Ontem, como é de praxe em todos os Fóruns, a mobilização teve início com uma marcha. Debaixo de uma fina – e pentelha – chuva, a militância começou a se encontrar no Campo Grande. Um ‘carro alegórico’ com uma imensa carranca amordaçada deixou claro que o projeto da transposição do rio São Francisco (ou a crítica a ele) seria um dos grandes temas desse II FSNE.

Abraçado com uma bandeira do MNDH, juntei-me à coordenadora nacional do movimento, Rosiana Queiroz e a Oscar Gatica, articulador do Ceará. Chamava atenção a animação dos militantes da delegação do Piauí, assim como a irreverência do grupo Crítica Radical, de Fortaleza. Não tenho números, mas o ‘chutômetro’ indica a delegação pernambucana como sendo a maior do Fórum.

Ao som de muito batuque, a marcha teve sua ‘apoteose’ na praça Castro Alves, que realmente foi do povo e recebeu de braços abertos um par de milhares de militantes que vieram de todas as partes do Nordeste.

REUNIÃO – Antes da marcha, porém, aproveitamos a oportunidade para reunir as articuladoras e os articuladores estaduais do movimento. Na sede do Gapa-BA, tivemos a oportunidade de dividir as experiências de cada articulação e recebemos alguns informes vindos da coordenação nacional.

Um deles é a confirmação do Seminário Verdade e Memória, que será promovido pelo MNDH, em Brasília, entre os dias 16 e 18 de agosto. Na ocasião, também será comemorado o aniversário de 25 anos do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

Também já se iniciam os movimentos que antecedem a realização da Assembléia Regional do movimento no Nordeste, que deve acontecer nos primeiros meses do próximo ano. O estado anfitrião ainda não foi definido.


Ivan Moraes Filho
Articulador MNDH PE


Vale acessar o www.forumsocialnordestino.org.br

Nenhum comentário: