domingo, 5 de agosto de 2007

Diário do FSNE – Encontros e dez encontros


Dia 3 de agosto. Sexta-feira. Universidade Federal da Bahia, campus Ondina. A grande carranca que puxou a marcha agora indica a entrada para as atividades do II Fórum Social Nordestino. Fila. Credenciamento. Hora de se encontrar. Onde estamos? Para onde vamos? Parte da dúvida existencialista pode respondida com uma atenta leitura ao jornal do Fórum.

Mas bom mesmo é olhar para as paredes. Através de cartazes mais ou menos ‘profissionais’, os diversos grupos procuram dar visibilidade às suas oficinas e seminários. Assim, dei uma passada numa grande discussão sobre o Rio São Francisco e depois prestigiei um seminário promovido pelo Centro das Mulheres do Cabo, Centro de Cultura Luiz Freire e Fopecom, sobre gênero e radiodifusão comunitária.

À tarde, a programação era no ginásio Antônio Balbino, o Balbininho, um equipamento esportivo de primeira, anexo ao estádio da Fonte Nova. Lá estava instalada a Feira de Comércio Solidário. Lá também previa-se a realização de duas grandes conferências. Só que – essas coisas que acontecem – o som do ginásio estava com defeito e as conferências não puderam ser realizadas. Foram transferidas para o sábado, na UFBA.

À desavisada militância, restou divertir-se com as apresentações culturais que aconteciam do lado de fora do ginásio e, entre um coco e um rap, fazer as compras nas barracas das organizações sociais.


Por Ivan Moraes Filho
Articulador MNDH PE

Fotos CMI/Salvador

Nenhum comentário: