quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Violência contra a mulher em debate no Fórum de Direitos Humanos



O II Fórum de Direitos Humanos do Recife debateu, na manhã desta quarta-feira (24), a violência contra a mulher com representantes do poder municipal e da sociedade civil. Na ocasião, a Coordenadoria da Mulher da Prefeitura do Recife, apresentou um balanço do atendimento realizado desde a criação do Centro de Referência Clarisse Lispector, em 2002, que atende mulheres em situação de violência doméstica e sexista. O encontro, promovido pela Prefeitura, Conselho Municipal de Direitos Humanos e Unicap, aconteceu no auditório G2 da universidade, na Boa Vista, das 9h às 12h e contou com a presença da secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Karla Menezes.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Assistência e Prevenção à Violência contra a Mulher, Cristina Barreto, o Centro de Referência Clarisse Lispector já atendeu 3.536 mulheres e recebeu 30.747 ligações, através do telefone 0800. Já o Abrigo Sempre Viva, outro serviço oferecido pela Prefeitura do Recife, acolheu 63 mulheres e 119 crianças em risco de morte, decorrente da violência doméstica e sexista. “Esses serviços e os trabalhos preventivos realizados nas comunidades estão ajudando a conscientizar mulheres do Recife sobre seus direitos. Muitas deixam de procurar esses espaços porque acreditam que é preciso prestar queixa antes, o que não é necessário”, disse a coordenadora.

Segundo a secretária de Direitos Humanos, Karla Menezes, a violência contra a mulher é um problema público que precisa ser enfrentado com políticas públicas, fortalecendo os direitos das mulheres. “Estamos trabalhando para que essa violência seja erradicada”, declarou a secretária. O fórum também contou com a participação da coordenadora de pesquisa da ONG SOS Corpo, Ana Paula Portela. A ONG SOS Corpo apresentou dados sobre a violência contra a mulher em Pernambuco. Segundo a organização, 41% dos crimes contra a mulher no Estado, em 2005, aconteceram dentro de casa e 95% dos agressores eram homens. Em 2003, Pernambuco ficou em quinto lugar na lista dos Estados com as maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes (6,5).

O encontro é um espaço de aprofundamento nas questões e temas relacionados aos Direitos Humanos. O objetivo é promover o intercâmbio de informações entre a sociedade, academia e poder público para suscitar propostas e experiências que promovam à garantia, defesa e proteção dos Direitos Humanos. O próximo fórum acontece no dia 28 de novembro e debaterá a pobreza, exclusão social e direito ao desenvolvimento.


Fonte: Boletim Diário da Prefeitura do Recife

Foto: Narcísio Lins

Nenhum comentário: