quinta-feira, 11 de outubro de 2007

CENDHEC lança campanha por bons tratos a crianças

Muito além da ausência do mau trato


O Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) lança hoje a edição 2008 da Campanha pelos bons tratos de crianças e adolescentes - proteja, cuide, ame. O lançamento acontece a partir das 15h, na Escola Municipal Monteiro Lobato, em Peixinhos. O Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) lança hoje a edição 2008 da Campanha pelos bons tratos de crianças e adolescentes - proteja, cuide, ame. O lançamento acontece a partir das 15h, na Escola Municiapl Monteiro Lobato, em Peixinhos.

O coordenador do Programa Direitos da Criança e do Adolescente do Cendhec, Renatto Pinto, diz que a idéia do tema é provocar a reflexão. "Quando se fala de bons tratos, é importante pensarmos sobre quais as formas de tratamento às crianças devem prevalecer, principalmente quando se reconhece que todas as crianças devem ser tratadas com respeito, dignidade, cuidados e assistência", explica. A estratégia do Cendhec com a ação é enfocar confrontar os aspectos sociais e comerciais neste Dia das Crianças.

A campanha deste ano enfoca os elementos que permeiam uma relação de bons tratos, como reconhecimento, empatia, comunicação efetiva, interação igualitária e negociação. Neste sentido, foram criados os cinco super defensores dos bons tratos, são eles:

* O homem espelho (simbolizando o reconhecimento) - É responsável por reconhecer que as pessoas são diferentes. Tem o super poder de respeitar as diferenças.

* O super beleza pura (empatia) - Compreende o que sente, como pensa e a forma como age as pessoas. Tem o super poder da consideração.* O mestre das palavras (comunicação efetiva) - Com ele não existe dificuldade em se conversar. Tem o super poder do diálogo.

* Madame suprema (interação igualitária) - É muito poderosa e sábia. Para ela toda pessoa tem o seu valor. Tem o super poder da justiça.

* O capitão troca (negociação) - Com ele não existe conflito sem solução. Tem o super poder da negociação.

- Clique para baixar a versão PDF -

O Cendhec produziu uma revista onde se destaca a mascote da campanha Florisbela Sorriso, que apresenta os personagens da família dos bons tratos, a família maus tratos e os cinco super defensores que representam os elementos. O material conta ainda com um jogo de memória, idealizado para que as crianças tenham contato com os personagens e seus significados. "Trata-se de um instrumento que vai permitir o desenvolvimento e aprendizagem infantil, a atenção, a memória, o pensamento e a linguagem da criança", justifica a assistente social do Cendhec, Flávia Gomes.

O material será distribuído durante o mês de outubro nas cinco escolas de tempo integral da cidade do Recife: João Batista Lippo Neto (Caxangá), Monteiro Lobato (Peixinhos), Alto da Guabiraba (Guabiraba), Divino Espírito Santo (Caxangá/Integração), Lojistas do Recife (Curado). A partir dos debates que serão realizados nas escolas, o Cendhec espera aperfeiçoar os materiais a serem desenvolvidos em campanhas posteriores sobre o tema.

A campanha conta com o apoio da Save the Children Reino Unido, Terre das Hommes Holanda e da Brascolor Gráfica e Editora. O trabalho de disseminação será realizado em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife.

Confira a programação da campanha

Quinta-feira, 11 de outubro - 15h: Atividade na Escola Monteiro Lobato (Peixinhos).
Terça-feira, 16 de outubro - 9h: Atividade na Escola Alto da Guabiraba (Guabiraba).
Quarta-feira, 17 de outubro - 9h30: Atividade na Escola Divino Espírito Santo (Caxangá).
Quinta-feira, 18 de outubro - 10h: Atividade na Escola Lojistas do Recife (Curado).
Sexta-feira, 19 de outubro - 9h: Atividade na Escola João Batista Lippo Neto (Caxangá) – a confirmar.
Quarta-feira, 31 de outubro - 8h às 17h: Seminário sobre Bons Tratos (local a definir).

Projeto piloto

Neste mês de outubro, com o apoio da Save the Children Reino Unido e em parceria com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife, o Cendhec inicia o projeto-piloto Semeando a cultura dos bons tratos, que será desenvolvido em duas escolas de tempo integral do Recife: João Batista Lippo Neto (Caxangá) e Monteiro Lobato (Peixinhos).

O trabalho acontecerá até março/2008 e contará com um processo formativo envolvendo professores, educadores, dirigentes, animadores culturais e coordenadores das duas escolas, no sentido de mobilizar a equipe para a construção de uma cultura dos bons tratos e na defesa dos direitos da criança e do adolescente.

A idéia é desenvolver um processo mais aprofundado de discussão sobre o padrão de relacionamento entre adultos e crianças em nossa sociedade, levando em consideração os aspectos históricos e culturais onde estas relações foram construídas e como atualmente se estabelecem nos diversos espaços, como a escola, a família, a comunidade e até no âmbito das políticas públicas. "Queremos ver com os professores e alunos, sobretudo, como essas relações vêm contribuindo para o fenômeno da violência doméstica e sexual contra crianças e adolescentes", comenta Renatto.

Não maltratar, não significa tratar bem

No Brasil, crianças e adolescentes são submetidas, cotidianamente, a várias formas de violência. Os dados estatísticos fazem observar que esta violência vem aumentando consideravelmente, atingindo todas as classes sociais. No estado de Pernambuco, os números de denúncias de maus-tratos contra crianças e adolescentes vem crescendo a cada ano. Apesar do elevado índice dos casos registrados, sabe-se que estes representam apenas uma pequena parte da situação, pois a maioria dos casos não são denunciados, já que vizinhos, profissionais, famílias e outros se omitem diante dessa situação.

O Cendhec defende que, para se combater os maus-tratos contra a criança, são necessárias mudanças culturais, sociais e políticas, que chamem a responsabilidade de todos para a promoção, garantia e defesa dos Direitos das Crianças. "Apostamos na campanha para defender que criança merece atenção especial. Isso é importante quando se reconhece que todas as crianças devem ser tratadas com respeito, dignidade, cuidados e assistência", destaca Valeria Nepomuceno, coordenadora executiva do Cendhec.Bom trato é um conceito que vai muito além do que a ausência de mau trato.

O bom trato é construído nas relações entre as pessoas. São relações baseadas no reconhecimento e valor dado a cada um que produz satisfação e bem-estar. É um tipo de relação que possibilita o crescimento e desenvolvimento saudável do ser humano.



Por Lúcia Guimarães, do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: