quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Sociedade e Diferença

O livro, organizado por Míroslav Mílovic, Maia Sprandel, Alexandre Costa e Wanderson Flor do Nascimento, é composto por 17 artigos. Todos os trabalhos têm como objeto a Diferença. Para isso, os autores rastreiam as origens filosóficas da dificuldade do homem moderno em admitir a diferença entre os sujeitos. Também é objetivo do livro avaliar os reflexos de se levar a sério o Outro no campo da Ética, da Psicologia, da Política e do Direito.

O Outro é trabalhado como o ser diferente que se posta frente a mim, e não como uma projeção abstrata do que nos iguala. Fundamenta o trabalho dos autores a constatação de que, na utopia moderna, todos os homens devem ser vistos como essencialmente iguais e devem ter direito a ser tratados de forma isonômica. Porém, essa afirmação da igualdade essencial tem como pressuposto que tudo o que forma a natureza humana é idêntico em todos os homens, ou seja, que nossas características mais importantes são aquelas que nos igualam. Aquilo que nos diferencia é visto como acidente, como algo eventual, que pode ser importante para nossas idiossincrasias, mas que não faz parte do que nos define como humano. Por isso, o máximo que se pode pedir como tratamento igualitário é que os acidentes não sejam utilizados como critérios válidos de discriminação.

Se for certo que essa visão pode ser um relevante antídoto contra os preconceitos tradicionais (contra mulheres, negros, homossexuais, etc.), ela também é capaz de criar novas distorções, especialmente ao justificar os grandes projetos modernos de gerar homogeneidade social, de estabelecer padrões corretos sobre o que seria a "natureza humana" e impor esses padrões como norma médica, jurídica, psicológica, ética, etc.

Assim, sob o manto da proteção da igualdade, podemos gerar padrões de normalidade que solapem a diferença. Ver no outro homem suas diferenças, suas peculiaridades, tudo o que o diferencia de mim e dos padrões de normalidade, esse é um desafio que a modernidade não cumpriu devidamente e que os autores do livro buscam enfrentar.

“Sociedade e Diferença” será lançado na Segunda-feira, 10 de setembro, às 19h, na Livraria Cultura. Na ocasião, o título da publicação será tema de palestra proferida pelos próprios autores. A Livraria fica no Paço Alfândega, na Rua Madre de Deus.

Nenhum comentário: