sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Congresso Nacional de Negras e Negros

O Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil é uma construção iniciada em 1991; recebeu maior ênfase, porém, após um acordo entre entidades nacionais, em 2001, no Fórum Social Mundial em Porto Alegre. Foi em 2006, depois de decisão congressual do MNU (Movimento Negro Unificado) e fundamental apoio do MN-RJ que o congresso tomou força.

Em maio de 2007 foi realizada a primeira Assembléia Nacional Organizativa, com dezenas de entidades de nove estados brasileiros. Então foi deliberada uma coordenação e uma executiva nacional para viabilizar a efetivação do Congresso. Em junho, realizou-se a segunda Assembléia Nacional em Belo Horizonte, com mais de 300 delegados de centenas de entidades eleitas em encontros prévios em 23 estados brasileiros. Na ocasião, foram deliberados o Regimento do Congresso; os Temários do Congresso e do “Projeto Político do Povo Negro para o Brasil” e as propostas de reparações históricas e humanitárias em razão do escravismo e do racismo” e das quatro Assembléias Nacionais a serem realizadas nos dias 11, 12, 13 e 14 de outubro em São Paulo e, até maio de 2008, em Porto Alegre, Belém do Pará, e Salvador, até maio de 2008. Este seminário dos dias 12 e 19 de setembro às 18h, no SINTRAJUF - Rua do Pombal, Recife Centro - é parte da preparação para a Assembléia Nacional.

O Congresso de negras e negros será, guardadas as proporções, uma espécie de Assembléia Constituinte dos Negros Brasileiros, no qual os mesmos deverão deliberar as suas referências políticas para as próximas décadas. Como será o combate ao racismo? Que pais queremos para as próximas gerações? Quais nossas principais reivindicações e propostas? Como será a participação do negro na educação, segurança, na economia, na política, na vida enfim da nação brasileira? E quais formas de organização para conquistar nossos objetivos? São questões que pretendem ser debatidas. Esta é, portanto, a maior e mais democrática mobilização organizada e dirigida por NEGROS E NEGRAS desde o último congresso congênere, em 1950.

Negras e Negros do Brasil:

Tome – o em suas mãos!
Este congresso é nosso!

Vamos decidir os rumos das nossas futuras gerações! Participe!


SEMINÁRIO DE PREPARAÇÃO

PROGRAMAÇÃO 19.09.2007

18h Abertura (louvação )INTECAB
Projeto Político do Povo Negro para o Brasil
Palestrantes: Valmir Rufino –UNEGRO
Ivaldo Marciano – Maracatú Cambinda de Estrela
Pedrão -
Coordenação: Marta Almeida – ENJUENE

19h Reparações x Ações Afirmativas: Estatuto da Igualdade Racial
Palestrantes: Ceça Silva - UNEGRO
Inaldete Pinheiro - Centro Solano Trindade
Lúcia dos Prazeres - Centro Maria da Conceição
Coordenação:Ricardo Herculano - Fórum do OP de Negros e negras do Recife.

20h Tirada de delegados para o Congresso em São Paulo, nos dias 11,12,13 e 14 de outubro.


Local: SINTRAJUF, na Rua do Pombal - Próximo ao SENAC da Visconde de Suassuna, no Centro da Cidade do Recife.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de um numero de telefone de vcs pois recente mente fuin atropelado na av agamenon magalhaes e a reposnsavel pelo meu atropelamneto ao invez de presta socorro gritava comigo e dizia que era um absurdo elaq perde a tarde dela por causa de um negro safado a confuçao foi tanta que quase que a policia deu voz de prisao o acidente foi no dia 27 de agoasto de 2009 e eu estava internado mno hr me recuperando agora que estou de alta quero lutyar pelos meus direitos e preciso de ajuda
pedro9001@ymail.com