terça-feira, 4 de setembro de 2007

Plebiscito da Vale do Rio Doce: por que e onde votar



O Plebiscito da Vale do Rio Doce, organizado pela Assembléia Popular, acontece, no Recife, de 04 a 07 de setembro. A consulta, que vai ser realizada também em outros estados no período de 01 a 07 de setembro, quer saber se o brasileiro está ou não de acordo com a privatização da Companhia Vale do Rio Doce.

A Vale do Rio Doce, segunda maior empresa brasileira, maior produtora de minério do mundo, presente em 14 estados brasileiros e que tem um lucro líquido anual de mais de 20 bilhões de reais, foi leiloada há dez anos, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O presidente, na época, alegou que o Estado não tinha mais condições de “manter” a Vale.

A venda da Companhia Vale do Rio Doce foi denunciada por irregularidades jurídicas na transação, dentre elas, a desvalorização do preço da companhia, que foi vendida por 3,3 bilhões de reais, enquanto seu patrimônio à época estava avaliado em 92,64 bilhões de reais, 28 vezes o preço da sua venda. Estas irregularidades deram origem a mais de cem ações populares contra o leilão.

Atualmente o lucro da Vale do Rio Doce - que já foi responsável por um terço do saldo positivo da balança comercial do Brasil - vai direto para outros países, cujas empresas são acionistas majoritárias. Dentre as ações preferenciais (sem direito a voto, mas com preferência na divisão de dividendos) 64,9% é de não brasileiros, 31% de empresas privadas brasileiras e 3,3% de participação do Governo.

A insatisfação das entidades e movimentos sociais com a privatização e com as irregularidades do leilão fez com que a Assembléia Popular organizasse a Campanha Nacional pela anulação do Plebiscito da Vale do Rio Doce. Além da privatização da Vale, a Campanha pretende chamar atenção para mais três outros pontos: as dívidas externa e interna do Brasil, a tarifa de energia elétrica e a reforma da previdência, as duas últimas também resultado das privatizações.

No Recife, as urnas vão estar localizadas em pontos estratégicos:

Dia 04 – 14h na Praça do Carmo (Pré-Grito dos Excluídos)
Dia 05 – 08h às 17h na Rua 07 de Setembro com Imperatriz
Dia 06 – 07h na Estação Recife do Metrô e
07h na Integração da PE 15
Dia 07 – 8h na Praça Oswaldo Cruz e no Grito dos Excluídos e das Excluídas


por Mariana Martins - CPT

Nenhum comentário: