segunda-feira, 2 de julho de 2007

Recife é sede do Pré-Fórum Social Nordestino

Nos dias 06 e 07 de julho, o Sindicato dos Bancários abrirá suas portas para o Pré-Fórum Social Nordestino. O Objetivo é aproximar as organizações e movimentos do conjunto de eixos temáticos que vão orientar a programação do II Fórum Social Nordestino, a ser realizado de 2 a 5 de agosto desse ano, na Bahia.O evento será divido em eixos temáticos, cada um representado por uma mesa redonda composta por duas pessoas convidadas. O tempo de cada apresentação será, no máximo, de 20 minutos, após o que havá um debate em plenária.
Para a manhã da sexta-feira está prevista a presença de Alexandre Ramos (FASE/FERU), que discutirá o acesso universal e sustentável aos bens comuns da natureza e da humanidade e de Aldo José (C. Sabiá/ASA) que falará sobre economias alternativas e desenvolvimento: democrático, solidário, socialmente justo e ambientalmente sustentável.
Na tarde do mesmo dia, o acesso universal e a garantia de bens e serviços públicos de qualidade que efetivem os direitos sociais, econômicos, culturais e ambientais será tema da apresentação de Maria Mércia Alves (Cendhec/FERU). O evento receberá também Sílvia Carmurça (SOS Corpo/AMB) para debater a construção de estruturas políticas democráticas com participação da população nas decisões, o controle social sobre os governos e a democratização da comunicação.
Na manhã no sábado Ivan Moraes Filho(CCLF/MNDH) discursará sobre a Violência, por uma cultura de Paz e Solidariedade, em defesa da Auto-determinação e Soberania dos Povos. Também estará presente Ronaldo Sales (Fundaj/Observatório Negro), que falará pela Igualdade, Respeito a Diversidade, Eliminação de Todas as Formas de Discriminação e pela Garantia dos Direitos Humanos.
O encontro propõe, pois, questionar o estágio atual das lutas, reconhecer o desafio dos movimentos sociais, traçar estratégias para o enfrentamento das questões e, sobretudo, articular a relação entre regional, nacional e internacional.

Nenhum comentário: