terça-feira, 18 de dezembro de 2007

ENCONTRO NACIONAL APONTA BALANÇO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES

Recife (PE) - Implementação da Lei Maria da Penha, debates sobre a legalização do aborto, proposta de aumento da licença-maternidade, altos índices de violência contra a mulher, espaço de controle e participação na política são alguns dos destaques do Triálogo Feminista: Políticas Públicas para Mulheres no Brasil, promovido pelo SOS CORPO, na próxima quarta-feira (19), a partir das 18h, na sede da instituição.

Na avaliação da socióloga pernambucana e coordenadora do SOS Corpo, Maria Betânia Ávila, um dos resultados mais evidente neste ano na luta das mulheres contra a violência doméstica e familiar foi a criação da Lei Maria da Penha. “Mas, ainda é preciso mecanismos práticos para, por exemplo, expandir casas de abrigos para mulheres, criar delegacias específicas, efetivar políticas de emprego e renda, na busca da autonomia financeira e da segurança social dessas mulheres”, ressalta.

No encontro, a relação das políticas públicas para mulheres com o orçamento público da união será apresentada pela socióloga Guacira César de Oliveira, coordenação colegiada do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Brasília). Já um balanço das conferências na perspectiva das políticas públicas para mulheres será feito por Silvia Camurça, socióloga, educadora do SOS Corpo, secretária executiva colegiada da Articulação de Mulheres Brasileiras. A ação do Conselho Nacional dos direitos da Mulher (CNDM) será exposta por Albertina Costa, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas - Rio de Janeiro.

Publicação – Durante a programação do evento, será lançada uma nova coletânea intitulada Cadernos de Crítica Feminista, que traz uma diversidade de temas, que passam por questões trabalhistas, direitos reprodutivos, Aids, previdência, trabalho doméstico, aborto, violência, gênero, entre outros. O objetivo desse veículo é criar mais um espaço para o debate teórico e político sobre questões do feminismo. Neste sentido, será uma publicação aberta à contribuição de todas as pessoas que queiram aportar análises e idéias situadas nesta perspectiva. Em seguida, às 21h15, começa o show de Dulcinéa Xavier e Banda Percurefa.

AÇÃO CULTURAL FEMINISTA
Quando: quarta-feira (19)
Hora: a partir das 18h
Local: sede do SOS Corpo
Rua Real da Torre, 593 – Madalena (por trás do Mercado Público)
Informações: (81) 3087.2086 – sos@soscorpo.org.br

Nenhum comentário: