segunda-feira, 14 de julho de 2008

Carta aberta

O Movimento Nacional de Direitos Humanos em Pernambuco, vem através desta Carta aberta ao público manifestar-se acerca da importância da fiscalização e do acompanhamento sistemático do IBAMA frente ao histórico processo de devastação ambiental realizada pelas usinas de cana-de-açúcar no estado de Pernambuco. É sabido que o impacto das ações desses empresários repercute negativamente nas vidas dos inúmeros povos que vivem no campo e do campo, bem como nas relações sociais do campo com a cidade.

A ação contra as 24 Usinas é de fundamental importância social, para que finalmente fiquem comprovados os malefícios trazidos por essa cultura latifundiária e opressora.

Esta ação não busca a mera punição das Usinas, mas a reparação de um bioma tão castigado em nome de um pretenso desenvolvimento, que não está ligado a qualquer debate sobre que impactos sociais ou ambientais acarretam suas ações.

O trabalho precisa continuar, articulado a vários órgãos, para que possamos construir uma sociedade que respeite os Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais.

Nossa mais sincera estima e votos de continuidade no combate a devastação ambiental e construção social.