quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Africanos ilegais pedem asilo político no Estado

Da redação do JC

Os africanos George Braba, 18 anos, e Francis Knight Rhule, 17, solicitaram, ontem, à Polícia Federal (PF) em Pernambuco asilo político no Brasil. Provenientes de Serra Leoa, eles entraram ilegalmente no País e foram presos no dia 23 de dezembro de 2007 num compartimento próximo ao leme do navio Multã, no Porto de Suape, em Ipojuca, Grande Recife.

Desde o ano passado, os jovens estão cumprindo prisão administrativa na carceragem da PF, no Bairro do Recife. O juiz Gabriel José Queiroz Neto determinou 60 dias de detenção para a dupla, prazo estipulado para que o processo de deportação estivesse concluído. Na época, o pedido de prisão dos estrangeiros foi aceito pela Justiça depois que os africanos não alegaram a vontade de se refugiar no Brasil. No primeiro depoimento à PF, disseram que estavam desempregados e vieram se aventurar.

Segundo o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB–PE), Taciano Domingues, os serra-leonenses mudaram de idéia e pediram refúgio, alegando situação de miséria no país de origem. Os dois desistiram de voltar à África afirmando que, se retornassem, correriam risco de morte.


Nenhum comentário: